Sabor com saúde!
Verduras orgânicas. |
Segue um resumo das praticas que compõem uma alimentação saudável; ele vai ajudar você, e muito. Leia-o com atenção, mente aberta e sincero desejo de segui-lo. É uma diretriz alimentar para vida toda. Faça-o, porém, sem obsessão ou paranoia, adotando atitude calma e confiante.
Os primeiros benefícios já serão suficientes para encorajar você a prosseguir, e eles poderão vir já na primeira semana, se você adotar com determinação os novos rumos aqui prescritos.
Que O Criador lhe de sabedoria e sucesso nesta busca!
Praticas alimentares saudáveis
1. Escolha, de preferencia, frutas, verduras e legumes crus em grande quantidade.
Seja generoso nas compras de hortaliças e frutas. Coloque-as em arranjos atraentes à vista de todos da família. Inicie cada refeição com um prato composto de frutas ou hortaliças ( cruas de preferencia). Varie bastante as opções escolhidas de um dia para o outro. Procure, porém, limitar as opções em cada refeição de 3 ou 4 tipos.
2. Coma livremente raízes e tubérculos.
Batatas, mandioca, inhame, cará, mandioquinha e batata-doce são extremamente saudáveis. Prepare-os, porém, sem fritar ou adicionar coberturas gordurosas.
3. Inclua cereais integrais.
Procure escolher receitas feitas com aveia, milho verde, trigo em grão, arroz integral, trigo para quibe, painço, quinoa, cevada e centeio para maioria de suas refeições ou, se possível, em todas elas.
Eu vou postar algumas receitas, maravilhosas para vocês se deliciarem em casa!
4. Procure opções proteicas que não contenham gorduras saturadas.
Há no mercado opções vegetarianas muito bem aceitas pela população.
Ingredientes diponiveis também são as claras de ovos, castanhas variadas, sementes (girassol, gergelim, linhaça, a chia (ver o artigo, o poder da chia), etc.), tofu, derivados desnatados do leite.
5. Opte por pratos e preparações que usem técnicas saudáveis. exemplos: assar, grelhar, cozinhar e ensopar.) Evite fritar os alimentos ou cobri-los com opções contendo gorduras saturadas (banha, toucinho, a maioria das margarinas, creme de leite e queijos gordurosos).
6. Mastigue completamente cada bocado colocado na boca.
As enzimas digestivas fazem seu papel com muito mais eficacia quando os alimentos são triturados e desmanchados aos menores tamanhos possíveis. Dica super importante: Evite tomar líquidos para facilitar a mastigação, pois eles não contém a mesma composição das enzimas. Por essa razão atrapalham a digestão saudável dos alimentos.
7. Comece o dia com um café da manhã bem reforçado, e termine-o com um jantar bem leve. O rendimento do dia é muito superior, e anoite muito mais repousante devidos a essas praticas.
8. Faça o uso abundante de água.
A limpeza orgânica, o tônus da pele, a saúde do cérebro e o bom halito dependem da ingestão de água varias vezes ao dia. Inclua a ingestão de 6 á 8 copos desse precioso liquido durante o dia, mas entre as refeições!
9. Em ocasiões sociais, sempre que possível,tome os seguintes cuidados:
Coma uma boa porção de frutas ou legumes e verduras crus antes de sair para uma comemoração em que serão servidos alimentos.
- Dentre os alimentos servidos durante o evento, escolha os mais saudáveis possíveis.
- Mastigue completamente cada bocado que levar a boca. Não engula nenhum alimento antes de sentir que ele foi bem triturado.
- Escolha não ingerir qualquer item que lhe seja prejudicial.
- Lembre-se: O prazer de alguns minutos pode não compensar algumas horas/dias/meses de transtornos que poderão resultar das praticas prejudiciais.
A alimentação comprovadamente saudável atua tanto na prevenção como na recuperação de doenças.
Precauções alimentares especiais.
1. Elimine ou diminua ao minimo os alimentos fontes de colesterol: carnes em geral, mas especialmente as gordas; fígado e a maioria dos miúdos; gema de ovo e preparos com ela; salsichas e embutidos em geral; laticínios não desnatados; manteiga; frangos de granja; peixes de criadouros.
2. Substitua o açúcar e receitas que o contenham por opções doces mais saudáveis.
A substituição de tortas, bolo, pastelaria, biscoitos recheados, bolinhos, doces em barra, refrigerantes, bebidas muito adocicadas, pudins, sorvetes e xaropes por frutas frescas, frutas secas, salada de frutas, creme de frutas e sucos frescos é muito indicada. Até mesmo o mel e o melado devem ser consumidos com moderação.
3. Cuidados com o sal.
Elimine o uso do saleiro de mesa, porque ele instiga o uso de sal. Use o minimo de sal no cozimento. Limite ou abandone o uso de carnes e peixes conservados em sal, picles, azeitonas, palmito, salgadinhos, molho de soja, biscoitos muito salgados, alimentos salgados industrializados, alimentos temperados com monoglutamato de sódio ou qualquer aditivo que tenha sódio.
Acostume-se a ler os ingredientes e as tabelas de composição das embalagens. É surpreendente o teor de sódio embutido em alguns alimentos. Exemplo: 1 porção de biscoitos tipo creme cracker fornece em média entre 8-11% do sal que você precisa para o dia inteiro.
4. Reduza o consumo de gorduras e gorduras e óleos em geral.
Elimine o uso de gorduras animais (bacon, toucinho, presunto, torresmos e gorduras de carnes em geral.) Use pouco óleo no preparo de pratos, prefira temperar saladas sem usar óleos, limite o uso de margarinas e frituras (prefira grelhar ou dourar em vasilhas apenas untada). Procure evitar gorduras vegetais hidrogenadas.
5. Evite as bebidas cafeinadas e o álcool, em todas as formas.
Café, produtos com cafeína, refrigerantes a base de cola, chá mate, chá preto, guaraná em pó, chocolates, energizantes, bebidas alcoólicas, coolers.
Café da manhã. |
Pessoal, se vocês gostaram da matéria, sei que é muita coisa, mas...tudo muito importante. Se gostaram, eu vou postar várias receitinhas deliciosas.
Deus abençoe!
Comentários
Postar um comentário